quarta-feira, 15 de abril de 2009

Principais obras e personagens de Monteiro Lobato



Reinações de Narizinho
O Saci
Memórias de Emília
O Pica-Pau Amarelo
O Minotauro
Emília no País da Gramática
Aritmética da Emília
Geografia de Dona Benta


Os personagens que encantaram gerações




Emília:É uma boneca de pano feita pela Tia Nastácia, com olhos de retrós preto, sobrancelhas lá em cima. Era muda até que engoliu a pílula da fala inventada pelo doutor Caramujo.

Saci: Nas cidades e nas roças, todo mundo tem medo de Saci. É um perneta que adora fazer estripulias nos terreiros das fazendas e assustar os animais no pasto.





Visconde:
Foi feito de um sabugo de milho, com umas palhinhas no pescoço, usa cartola na cabeça e tem um sinal de coroa na testa. Por isso é o Visconde de Sabugosa. Um verdadeiro sábio.



Dona Benta: Essa senhora com 60 anos é dona do Sítio do Picapau Amarelo, um lugar muito bonito, com uma casa grande, muito antiga onde tudo é muito amplo e fresco.





Pedrinho:
É o querido neto de Dona Benta, o primo querido de Narizinho. Tem 10 anos, mora e estuda na cidade e o que mais gosta no mundo é passar as férias no sítio da vovó.

Príncipe Escamado: Anda em carruagem puxada por cavalos marinhos, tem um exército de peixes espada. Ficou noivo da Narizinho e levou toda a turma para conhecer as maravilhas do fundo do mar.

Narizinho: Lúcia é a neta da dona Benta e mora com ela na casa grande do Sítio do Picapau Amarelo. Por causa de seu nariz arrebitado todo mundo a chama de Narizinho.


Tia Nastácia: A melhor quituteira deste e de todos os mundos que existem. Além de cuidar da cozinha, ela é uma faz-tudo na casa. Foi ela quem praticamente criou a Narizinho, e quem fez a Emília.


Rabicó: Esse porquinho salvou-se de ir para o forno porque Narizinho brincava com ele desde pequenino. Foi batizado de Rabicó porque só possuía um toquinho de cauda. Só pensa em comer.


Caramujo: Grande médico, o doutor Caramujo, de doença entende tudo. Cura qualquer coisa com suas pílulas milagrosas. Foi o doutor Caramujo quem deu à Emília a capacidade de falar.

Quindim: É um rinoceronte enorme que fugiu de um circo de cavalinhos no Rio de Janeiro e foi parar nas matas do Sítio de dona Benta. No começo só a Emília sabia onde ele estava.

Cuca: É uma horrenda bruxa que mora numa caverna escura. Tem cara de jacaré e garras nos dedos como os gaviões. Velha como o tempo, dorme uma noite a cada sete anos.

4 comentários:

meus instantes e momentos disse...

meu blog é tão diferente do teu. Mas achei lindo tudo aqui.
Tenha um feliz final de semana.
maurizio

Espaço Jovem disse...

Ola.... Nossa, essa postagem de monteiro lobato ta mto legal!!! amei...
Eu trabalho em u7ma biblioteca comunitaria e estamos desenvolvendo um trabalho justo de monteiro... bacana msm... parabéns!!

Espaço Jovem disse...

Ola.... Nossa, essa postagem de monteiro lobato ta mto legal!!! amei...
Eu trabalho em u7ma biblioteca comunitaria e estamos desenvolvendo um trabalho justo de monteiro... bacana msm... parabéns!!

Vanessa disse...

nossa

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

My Headlines

 
Template By:
  • Giovana Templates