quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Dia do Servidor Público

"Pertencente ou destinado ao povo, à coletividade; relativo ao governo de um país; que é do uso de todos" são algumas das definições para público, segundo o Dicionário da Língua Portuguesa de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira. Definições para serem lembradas nessa data que homenageia o funcionário público, a pessoa que foi legalmente empossada em um cargo do governo federal, de um estado ou cidade, das autarquias (entidades autônomas, com patrimônio próprio que prestam serviços aos governos e por eles são controladas) e das fundações pertencentes ao governo.

O QUE É SERVIÇO PÚBLICO

É todo o serviço prestado pela administração pública ou pelas pessoas consideradas como seus delegados sob as normas e controles estatais para satisfazer necessidades essenciais (como saúde, segurança, etc.) ou secundárias da coletividade ou de simples conveniência do Estado. A esses serviços têm direito todos os cidadãos.

OS DEVERES E OS DIREITO DOS SERVIDORES PÚBLICOS

Os deveres e direitos dos servidores públicos estão detalhadamente definidos e estabelecidos na Constituição da República e se encontram nos estatutos das entidades estatais e autárquicas.
É sempre bom lembrar a função nobre que têm aqueles que trabalham no serviço público e que lidam, não com o que é do governo, conceito muitas vezes entendido de forma distorcida, mas com o que é público e portando de todas as pessoas.
Conhecer direitos e deveres é essencial para todos, principalmente para aqueles que têm a função tão especial de zelar pelo bem público.

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

2 comentários:

{♥Åññä Lµí§ä♥}_L€ØNARÐØ disse...

Bom dia!
Vim deixar meu carinho e lhe desejar um belo dia e um excelente FdS prolongado!
Te desejo também um divertido Halloween!

Tenho Selinho do Halloween te esperando no meu Blog espero que aceite...Fiz com carinho para amigas!

Beijoss fica com Deus!

Cris disse...

Oie Olimpia!!
Qro te oferecer o mais novo selinho que ganhei!
Entre no meu blog e pegue o seu!!
Bjinhos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

My Headlines

 
Template By:
  • Giovana Templates