domingo, 2 de agosto de 2009

Brincadeiras IV

Lenço atrás

Image

Lenço atrás, possui variantes quanto a posição dos participantes da roda, assim como o seu estado, vendados ou não, assim como as cantigas. Também é conhecida pelos seguintes nomes:
  • Corre-cotia
  • Corre-coxia
  • Galinha-choca
  • Ovo podre
  • Ovo-choco
Os participantes tiram a sorte para escolher um que ficará com o lenço, o restante senta de pernas cruzadas, formando uma roda. Quem ficou com o lenço deverá percorrer ao redor da roda formada cantarolando:

Corre, cutia
Na casa da tia
Corre, cipó
Na casa da avó
Lencinho na mão
Caiu no chão
Moça bonita
Do meu coração.

Assim sendo a brincadeira procede quando o que está com o lenço questiona:


- Posso jogar?

O restante dos participantes respondem:

- Pode!


O portador do lenço conta até três e solta o lenço atrás de um dos particiantes da roda, que deverá correr e enconstar em quem deixou o lenço antes que este sente ocupando o seu lugar na roda. Caso não consiga ele é o novo portador do lenço. A partida começa novamente agora com o novo portador do lenço. Caso o portador seja "pego" a partida recomeça do ponto de início até que haja a troca de portador.

Pião
pião - modalidades de jogo
Existem várias maneiras de entretenimento com o pião (pequeno objeto afunilado em formato de pêra, feito de madeira, que tem encravado em sua ponta um prego, ou “ferrão”), e geralmente os tipos de jogos e suas regras mudam de região para região do país. Basicamente os jogos consistem em arremessá-lo ao chão puxando-se uma corda, ou “fieira”, enrolada a seu corpo com o intuito de coloca-lo em rotação e mantendo-o em pé com a ponta metálica para baixo, ou “dormindo”, e fazendo com que o mesmo realize certo tipo de procedimento, de acordo com as regras previamente acordadas entre o grupo de jogadores.

Através de arremessos do objeto em direção ao solo, sobre uma área delimitada, objetiva-se, através de destreza e habilidade adquirida com a prática, interferir ou anular a ação do adversário.


Fonte:
http://www.faberludens.com.br

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

My Headlines

 
Template By:
  • Giovana Templates