domingo, 2 de agosto de 2009

Brincadeiras III

Bola de Gude


bola de gude

Existem várias maneiras de jogar. Pode ser com o objetivo de conquistar as bolas do adversário ou simplesmente testar a precisão dos movimentos. As jogadas podem ser de feitas de perto, de longe, de uma vez só ou aos “petelecos”. Cada modalidade tem um nome, que pode variar dependendo da região do país; búlica, borroca, fubeca, ximbra e berlinde são alguns dos mais populares.

Onde jogar

O chão de terra é o ideal, já que algumas modalidades pedem pequenos buracos no caminho. Dá para jogar em terrenos asfaltados e pisos, marcando a arena com um giz, mas isso implica em fazer adaptações nas fases que envolvem buracos, como substitui-los por círculos.

Material necessário

Bolinhas de gude. Cada jogador traz de casa sua coleção de bolinhas, que pode crescer ou diminuir, dependendo de seu desempenho em jogo e das regras acordadas no início. Existem bolas de tamanhos e cores diferentes, algumas de uma cor só e outras com detalhes internos chamados de “olho de gato”. Todas elas funcionam do mesmo jeito.


Pipa
Cerca de 1000 anos antes de Cristo, a pipa era utilizada como forma de sinalização, mas ao chegar ao Brasil, trazida pelos portugueses, a pipa se tornou somente uma forma de diversão. Esta voa através da força dos ventos e é controlada por uma corda que permite ao condutor deixá-la cada vez mais alta ou mais baixa.

Pesquisa:

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

My Headlines

 
Template By:
  • Giovana Templates