sexta-feira, 15 de maio de 2009


A Fábula da Convivência

Durante uma era glacial, muito remota, quando parte do globo terrestre esteve coberto por densas camadas de gelo, muitos animais não resistiram ao frio intenso e morreram, indefesos, por não se adaptarem às condições do clima hostil.
Foi então que uma grande manada de porcos-espinhos, numa tentativa de se proteger e sobreviver, começou a se unir, e juntar-se mais e mais.
Assim, cada um podia sentir o calor do corpo do outro.

E todos juntos, bem unidos, agasalhavam-se mutuamente, aqueciam-se enfrentando por mais tempo aquele forte inverno.

Porém, vida ingrata, os espinhos de cada um começaram a ferir os companheiros mais próximos, justamente aqueles que lhes forneciam mais calor, aquele calor vital, e afastaram-se feridos, magoados, por não suportarem mais tempo os espinhos dos seus companheiros.

Doíam muito...

Mas, essa não foi a melhor solução : afastados, separados, logo começaram a morrer congelados, os que não morreram voltaram a se aproximar, pouco a pouco, com jeito, com precauções, de tal forma que, unidos, cada qual conservava uma certa distância do outro, mínima, mas o suficiente para conviver, resistindo à longa era glacial.


Sobreviveram...

É fácil trocar palavras, difícil é interpretar os silêncios !

É fácil caminhar lado a lado, difícil é saber como se encontrar !
É fácil beijar o rosto, difícil é chegar ao coração !

É fácil apertar as mãos, difícil é reter o seu calor !
É fácil sentir o amor, difícil é conter sua torrente !
Que possamos nos aproximar uns dos outros com amor e serenidade de tal forma que nossos espinhos não firam as pessoas que mais amamos tanto no trabalho, na escola, na igreja, em casa ou na rua.


4 comentários:

Laura disse...

Olá Olimpia.... Vc foi ao meu blog e perguntou se pode postar uma paródia sobre planejar sempre... Claro que pode!!! Sempre q quiser... a... obrigada por passar pelo meu blog... bjs

Úrsula Avner disse...

Olá Olímpia, seu blog é muito fofo ! Eu já conhecia esta fábula e acho que ela é muito instrutiva e rica para o trabalho com crianças e adultos. Cheguei ao seu blog através do" Aprender". Escrevo poesias para adultos e crianças há alguns anos. Inaugurei há menos de um mes um blog para divulgar minhas poesias infantis- " Gotinhas de poesias ". Como vc é educadora, imagino que tenha interesse em poesias para crianças. Adoraria receber sua visita e comentários. Obrigada pela atenção e um abraço.

disse...

Sumiu hein... tem selinho novo com o nome do seu blog... apareça, tô sentindo sua falta!!! Bjsssssss

disse...

Vá lá de novo amiga, o povo conseguiu com a nova explicação!!! rsrsrs
Eu mi si enrolei toda, como diz meu netinho... Perdão, tá... ti amu!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

My Headlines

 
Template By:
  • Giovana Templates